Tecnologia em Marketing

O Tecnólogo em Marketing no egresso da FIPEN tem sua formação estruturada em um plano pedagógico que lhe assegura estratégias de atuação para atuar com ética, eficiência, eficácia e efetividade nos diversos processos de Marketing.

O egresso possuirá uma visão sistêmica, humanista, multicultural, considerando um ambiente globalizado, dinâmico e de alta competitividade.

Terá capacidade de elaborar planos e pesquisas de marketing, de forma a atender as necessidades empresariais e mercadológicas, devendo apresentar ao final do curso as competências de:

  • Ter visão geral dos negócios, entendendo as suas especificidades;
  • Compreender a interdependência dos diferentes setores de uma empresa;
  • Organizar equipes de trabalho para implementações de planos gerenciais;
  • Controlar e avaliar ações e resultados previstos nos diferentes planejamentos setoriais.
  • Elaborar e implementar planos de marketing;
  • Fazer uso das ferramentas de marketing, buscando otimização e resultados precisos.
  • Analisar e interpretar dados de pesquisa de marketing e de custo para a tomada de decisões e negociação.
  • Empregar recursos disponíveis de tecnologia em sua área de atuação;
  • Desenvolver projetos de pesquisa de marketing;
  • Analisar dados primários e secundários para fins estratégicos;
  • Identificar as diferentes aplicações da pesquisa de marketing;
  • Elaborar projetos para análise maciça de dados;
  • Estruturar projetos para análise e aplicação em CRM;
  • Analisar e discutir as estratégias de marketing;
  • Analisar o comportamento do consumidor;
  • Desenvolver análises de negócios;
  • Utilizar as ferramentas de marketing para soluções de problemas de venda

 

Coordenação Duração Carga horária Período Mensalidade Reconhecimento
PROFª. Ma. ADRIANA CLEMENTINO 4 Semestres 1.740h Noturno R$ 0

Portaria 160 de 00/00/2017

DOU  13.03.2018

 

 

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

Semestre 1
DISCIPLINA Carga Horária
Inglês para Negócios I 40
Leitura e Produção Textual I 40
Matemática 80
Ética Corporativa 80
Informática Aplicada 80
Teoria Geral da Administração 80
Libras (Optativa) 40

 

Semestre 2
DISCIPLINA Carga Horária
Marketing 80
Estatística 80
Pesquisa de Mercado 40
Direito Comercial e Tributário 40
Economia 40
Comportamento do Consumidor 80
Inglês para Negócios II 40

 

Semestre 3
DISCIPLINA Carga Horária
Gestão de Pessoas e Direitos  Humanos 40
Marketing Digital 80
Marketing de Varejo e Serviços 80
Gestão de Marcas - Branding 80
Sistemas de Informação 80
Leitura e Produção Textual II 40
Orientação de Projeto Tecnológico I 80

 

Semestre 4
DISCIPLINA Carga Horária
Análise de Dados em Marketing 80
Gestão de Vendas 80
Responsabilidade Corporativa Socioambiental 40
Gestão Estratégica 40
Empreendedorismo e Plano de Negócios 40
Marketing Avançado 80
Logística 40
Orientação de Projeto Tecnológico II 80

 

Detalhamento das Disciplinas